Scooter de luxo - Com bom desempenho, acabamento superior e todo o peso da marca alemã, o maxiscooter BMW C 400 X Sport agrada a quem quer praticidade com sofisticação!
Por: Eduardo Viotti
A primeira impressão é algo curiosa: um scooter de porte médio, com design moderno, fabricado na China pela Loncin, com projeto de engenharia, design e o controle de qualidade de uma das marcas alemãs mais prestigiosas, a BMW. O modelo C 400 X é largo, baixo e comprido. A nós coube avaliar a versão Sport, que tem pintura e grafismos nos tons adotados pela marca da Baviera em suas motocicletas esportivas e de competição.
Seguindo pelo contato inicial, a impressão é boa: o acabamento é cuidadoso, os plásticos, sem rebarbas, de boa qualidade, assim como tecidos do banco, as soldas e a pintura. Esses detalhes fazem jus à imagem da marca da hélice.O que talvez seja mais assustador, pelo menos para alguns, é o preço, apontado pela pesquisa da Fipe para fevereiro passado em quase 60 mil reais. Apenas para efeito de comparação, o concorrente Dafra Maxsym 400, também chinês (de Taiwan) ostentava o valor, levantado na mesma pesquisa, de R$ 38 mil. Baita diferença. Qualquer neófito em marketing dirá que valor agregado e valor de marca são conquistas que levam tempo, constância na qualidade e investimento.
A postura de pilotagem é muito bem pensada, com os controles à mão e o painel muito fácil de ler. O banco em duas cores (tecido de forração e costuras de alto nível) é largo, macio na medida certa e convida a longas permanências. Um pequeno porém é a situação dos pés: o assoalho é bem largo e o local destinado às botas é estreito e escorregadio, tendo na extremidade, na base do escudo, dois apoios como pedais. Não é muito confortável, mas a verdade é que a gente fica mais exigente diante de um produto com marca e valor agregado tão emblemáticos.
Ao rodar, a impressão é das melhores. O motor é forte e responsivo, parecendo mesmo ter maior deslocamento cúbico que os seus 350 cm3 reais. São 34 cv a 7.500 rpm (contra os 33,3 cv ao mesmo regime de rotações do rival Maxsym 400, que tem 400 cm3).
A transmissão CVT é precisa, sem titubeios, e aproveita com perfeição os 3,5 kgf.m de torque, disponíveis a 5.000 giros. É bem divertido de pilotar, com retomadas firmes e saídas de farol capazes de deixar todo mundo para trás. Assentado sobre coxins de borracha, o motor é equipado com acelerador eletrônico e acionamento elétrico da borboleta do venturi do sistema de alimentação.
Os sistemas eletrônicos de segurança, conforto e informação são bem completos. O ABS é delicado, entra em ação com suavidade, na hora certa, sem chacoalhar. Como exclusividade no segmento, o C 400 X tem ASC, Electronic Stability Control, um sistema de controle de estabilidade que promete manter o scooter tracionando adequadamente em condições de baixa aderência e curvas no limite.
Velocidade máxima
O site alemão da empresa indica a velocidade máxima homologada de 139 km/h para o modelo, mas a impressão que dá é a de que ele pode ir adiante disso… De qualquer modo, em se tratando de um scooter, é mais que o necessário mesmo nas agressivas estradas brasileiras.
A capacidade de armazenamento é ampliada pelo sistema Flexcase, que amplia a capacidade sob o banco com o veículo parado –e impede a partida se o compartimento (iluminado) estiver em uso, pois pode raspar na roda traseira. É uma solução que lembra um certo “jeitinho” digamos, alemão… Parece que será com o uso, no futuro, um ponto de fragilidade, se houver alguma fadiga do material flexível.
O painel é bacana, colorido e se conecta ao celular através de um aplicativo da marca disponível para IOS e Android. Com ele é possível inclusive navegar por GPS.
O BMW C 400 X Sport é um produto refinado. Carrega o peso de uma marca de alto prestígio. Custa caro, como tudo da BMW, mas oferece boa tecnologia, boa construção, design e status, além de desempenho e economia.
Vida a dois
VISUAL 9
Moderno, alongado, com ângulos aduncos, cantos vivos e linhas retas
TOCADA 9
É forte, acelera com impetuosidade e permite belas velocidades de cruzeiro
SEGURANÇA 9
ABS de dois canais, DRL, keyless, bons pneus, boa estabilidade
MERCADO 7
É o scooter de uma marca de luxo. O preço de 60 mil reais não é muito convidativo
CONCORRENTES 8
Na mesma cilindrada, a Dafra traz o Maxsym 400, também chinês, bastante interessante
MOTOR 9
O cilindro refrigerado a água têm ótimo torque e elevada potência: 34 cv
CHASSI 9
Underbone típico de scooters, em tubos de aço com segmentos de alumínio fundido
CÂMBIO 9
Sistema CVT de duas polias de diâmetro variável aproveita bem torque e potência
SUSPENSÃO 8
Convencional, com garfo dianteiro de 11 cm de curso e dois amortecedores traseiros com 11,2 cm de curso e regulagem de pré-carga da mola
FREIOS 9
Dois discos na frente, com pinças de 4 pistões, superdimensionados. ABS suave.
O juízo final
Cool
Andar de BMW é legalaté de scooter, hehe! Bom desempenho, bons freios, muito conforto e segurança
Oops!
Assoalho dificulta variar posição dos pés e é escorregadio. Espaço flexível sob o banco parece frágil
BMW C 400 X
R$ 59.937,00 (FIPE 02/24)
DIMENSÕES
Comprimento (cm): 221
Alt./larg. (cm): 130,5/83,5
Entre-eixos (cm): nd
Peso (em marcha, kg): 226
Alt. do assento (cm): 77,5
Tanque (l): 12,8
MOTOR
Monocilíndrico, 350 cc, 4V, refrigeração a líquido
Alimentação: injeção eletrônica
Ignição: eletrônica digital
Partida: elétrica
Diâm/curso (mm): 80/69,6
Taxa de compressão: 11,5:1
Potência (cv/rpm): 34/7.500
Torque (kgf.m/rpm):
3,57/5.750
CÂMBIO
Automático CVT: polias de diâmetro variável continuamente
CHASSI
Quadro: tubular de aço com segmentos em alumínio fundido
SUSPENSÃO
Dianteira: garfo telescópico com 35 mm de diâmetro e 110 mm de curso
Traseira: balança bichoque em alumínio com 112 mm
FREIOS
Dianteiro: 2 discos de 265 mm J.Juan, ABS, pinça de 4 pistões de fixação axial
Traseiro: disco de 265 mm,
pinça de 1 pistão
PNEUS
Dianteiro: 120/70 - 15
Traseiro: 150/70 - 14