top of page
Foto do escritorMoto Premium

BMW Group confirma produção da F 900 R em Manaus

Modelo vem com motor de dois cilindros, 85cv de potência e 88Nm de torque. Motocicleta chega em duas versões, com painel TFT colorido de 6,5’’ e muita conectividade



A BMW F 900 R abre a fila de lançamentos nacionais planejados pelo BMW Group para a fábrica situada em Manaus até 2025, dentro do investimento de R$ 50 milhões anunciado no último mês. Com design dinâmico, além de um moderno sistema de conectividade, a motocicleta roadster chega nas versões Sport, disponível na cor BlackStorm Metallic, e Sport+, disponível na cor Racing Blue. O início da produção local acontecerá ainda neste mês de novembro, e o modelo chega à rede de concessionários em janeiro de 2023.


Chegando para tornar o portfólio da BMW Motorrad ainda mais exclusivo e desejado, a F 900 R é uma moto completamente nova e desenvolvida do zero. Ela conta com um motor de dois cilindros de 895cm3 de cilindrada, que rende 85cv de potência a 8.500 rpm e torque de 88 Nm a 6.750 rpm. Versátil e adaptável, a moto ainda traz entre os itens de série ajustes de pré-carga e de retorno do amortecedor traseiro, e ajustes dos manetes de freio e embreagem, bem como freios BMW Motorrad ABS.



O design, por sua vez, é marcado pela esportividade, com: parafusos de fixação discretos, tanto no acabamento quanto nos materiais; uso de nova granulação para diversos componentes de acabamento (resistentes ao desgaste, além de esteticamente bonitos); assento padrão com dois materiais, costura decorativa e bordado com um “F 900”; detalhe em ‘R’ no farol; guidão de alumínio, braçadeiras de fixação do guidão forjadas e mesas usinadas.


Em termos de tecnologia, as duas variações do modelo dispõem de computador de bordo, conector USB e um painel TFT colorido de 6,5 polegadas e personalizável — isto é, o piloto determina quais as informações mais importantes a constarem na exibição imediata. A conexão com o smartphone do cliente também é possível via Bluetooth para navegação, com uso do app BMW Motorrad Connected. Ligações e reprodução de música também são possíveis, por meio de um capacete com sistema de comunicação BMW Motorrad.


A F 900 R, que dispõe de tecnologia LED no farol dianteiro, nos indicadores de direção e na lanterna traseira, conta ainda com dois modos de pilotagem: rain (chuva) e road (estrada).


Incrementos da versão Sport+


Mais completo, o pacote da versão Sport+ da F 900 R inclui controle de tração dinâmico (DTC), controle dinâmico de freio motor (MRS), sistema de partida sem chave (keyless), assistente de troca de marchas e modos de pilotagem pro — dynamic e dynamic pro —, preparação para GPS, ABS pro, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro e spoiler inferior.





Investimento na Planta Manaus


Comemorando 6 anos de existência em 2022, a fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus anunciou um investimento de R$ 50 milhões entre 2022 e 2025, para incremento em todas as áreas produtivas — qualidade, produção, logística e expedição. O investimento na planta, responsável pela produção de modelos da marca BMW Motorrad, também prevê aumento de mais de 25% na capacidade produtiva, 20% na mão de obra direta e 50% na área útil da planta. Parte do investimento também será destinada à produção de sete novos modelos até 2025.


Com o investimento, a capacidade de produção vai subir de 15.000 para 19.000 motos por ano. Trata-se de um aumento de mais de 25% na unidade fabril, que, de agora em diante, produz nove modelos: F 900 R, G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure — tudo em linha com o que há de mais moderno na Europa.


Para suportar esse aumento de capacidade produtiva, também está prevista a geração de empregos, com aumento de 20% no número de postos de trabalho na fábrica manauara.


Outra grande mudança confirmada é a integração de um novo galpão à fábrica. Atualmente com dois e área aproximada de 10 mil m², a Planta Manaus passará a contar com três galpões — uma ampliação de 50% na área total, para 15 mil m². Programado para novembro, o novo espaço será destinado ao estoque de materiais, recebimento e inspeção de qualidade, além de uma nova operação de distribuição direta.

Comments


bottom of page