top of page
Foto do escritorMoto Premium

CB 750 Hornet - O zangão volta com todo veneno


A Honda CB 750 Hornet vem voando. Muita agressividade para fazer valer o nome!


Postura de pilotagem típica de roadsters: guidão largo de boa empunhadura
Postura de pilotagem típica de roadsters: guidão largo de boa empunhadura

A Honda deve lançar brevemente no Brasil a nova Hornet 2023. Afinal, este já foi o país que mais CB 600F Hornet (vespa ou zangão em inglês) vendeu no mundo!


A nova Hornet herda o histórico e glorioso nome de CB 750 (aqui sem o F de Fun, originalmente de Four, de 4 cilindros) e tem elementos de design que remetem à saudosa – e ainda queridinha dos brasileiros CB 600F. O estúdio italiano da marca, em Roma, foi o responsável pelo desenho da nova moto, que tem linhas retilíneas e ângulos agudos.


A Honda CB 750 Hornet tem motor de dois cilindros paralelos refrigerado a água com 90,5 cv a 9.500 rpm, potência estupenda para a cilindrada e arquitetura do motor. Para comparação, a Honda NC 750 brazuca, também bicilíndrica, tem 58,6 cv a 6.750 rpm e a tetracilíndrica CB 650R tem 88,4 cv a 11.500 rpm. Os dados levam a crer que a Hornet, mesmo com dois cilindros a menos que a versão anterior, tende ser um enorme sucesso! Isto é, se conseguir atender à legislação nacional antipoluição e ruídos…


O torque confi rma essa idéia: são 7,6 kgf.m a 7.250 rpm. A Yamaha MT-07, por exemplo, que também adota virabrequim com ordem de ignição a 270 graus e surge como a maior concorrente direta da nova Hornet, tem torque máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm e potência de 74,8 cv a 9.000 giros. A nova CB 750F pesa apenas 190 kg, o que lhe dá a positiva relação peso x potência de 2 kg por cv.


O sistema de acelerador eletrônico, sem cabo, permite a adoção de três modos de pilotagem pré-ajustados, mais o modo User (usuário), que pode ser customizado pelo piloto. O controle de tração tem três níveis de atuação, assim como o sistema de controle de empinadas (antiwheelie) e o sistema de controle de reduções pelo motor.


Banco do piloto bem rebaixado em relação ao do garupa
Banco do piloto bem rebaixado em relação ao do garupa

A transmissão traz embreagem assistida e deslizante para uma caixa de seis marchas, com quick shifter opcional. As suspensões são Showa, com garfo invertido vermelho de 41 mm na frente, e 13 cm de curso. Atrás, o curso é de 15 cm, com monoamortecedor ligado à balança por link.


O chassi, de tubos de aço (saudades daquele de alumínio da velha Hornet) é do tipo Diamond (diamante), que inclui o motor como elemento estrutural.


FREIOS E ELETRÔNICA

Os freios são Nissin, com dois discos duplos frontais de 296 mm de diâmetro e pinças de 4 pistões fixadas radialmente. Atrás, disco de 240 mm com pinça de pistão simples. O ABS, claro, é de dois canais e inclui o sistema de alerta para frenagens de emergência, que aciona o pisca alerta quando a desaceleração é mais intensa.


Suporte do guidão destaca o nome Hornet; painel TFT
Suporte do guidão destaca o nome Hornet; painel TFT

O painel é TFT colorido com 4 opções de visualização. O conta-giros simula um ponteiro e tem leitura analógica, enquanto o velocímetro é por dígitos, bem grandes. Há uma série de outras informações, como marcha em uso, nível de combustível, modo de pilotagem adotado, odômetrose um computador de bordo que calcula consumo etc.


Novidade é o Honda Smartphone Voice Control que permite o controle por voz de chamadas telefônicas, mensagens, música e GPS. Para funcionar, o software precisa de conexão Bluetooth com um sistema de microfone e fones de ouvido acoplado ao capacete. Vai com IOS e Android.


A moto tem mais eletrônica embarcada, tomada USB e piscas que desligam automaticamente. Os acessórios incluem quick shifter, cobertura do banco do garupa para transformá-la em monoposto e pedaleiras especiais.


A Hornet vem em 4 cores: branca ou preta com quadro vermelho; prata ou amarela com quadro preto.


Honda Hornet


DIMENSÕES

Peso (seco, kg): 190

Alt. do assento (cm): 79,5

Tanque (l): 15,2


MOTOR

2 cilindros em linha/755 cm3/ OHC/8V/virabrequim a 270º e uni-cam/refrigeração líquida

Alimentação: injeção eletrônica

Ignição: eletrônica digital

Partida: elétrica

Diâm/curso (mm): 87/63,5

Taxa de compressão: 11:1

Potência (cv/rpm): 90,5/9.500

Torque (kgf.m/rpm): 7,6/7.250


CÂMBIO

6 marchas, transmissão final por corrente, quick shifter opcional


CHASSI

Quadro: tubular de aço com motor integrado (diamond)


SUSPENSÃO

Dianteira: garfo telescópico hidráulico invertido, 41 mm de Ø/regulagem compressão e pré-carga, 130 mm curso

Traseira: balança em alumínio, monoamortecedor com link, regulagem de pré-carga da mola, 150 mm de curso


FREIOS

Dianteiro: 2 discos de 296 mm de Ø, com pinças de fixação radial de 4 pistões e ABS

Traseiro: disco ventilado de 240 mm com pinça de um pistão


PNEUS

Dianteiro: 120/70 - 17

Traseiro: 160/60 - 17

Commentaires


bottom of page