Modelo é versão on-off road do PCX
A Honda está preparando para o final deste mês o lançamento no Brasil do scooter ADV 150, uma versão aventureira do exitoso PCX, líder em seu segmento. A empresa não confirma oficialmente, mas suas postagens nas redes sociais, a título de teasers, deixam entrever a silhueta do modelo.
O ADV150 é um scooter leve e compacto com recursos prontos para aventura, um modelo cruzado que adota o conceito de "City Adventure" da Honda e está posicionada tanto para os deslocamentos diários quanto para a recreação. Preparado para uso prático, ao mesmo tempo em que permite ao motociclista aproveitar oportunidades para novas experiências, ele facilita a viagem urbana tranquila e também a exploração de estradas secundárias. Tornando o comum divertido e facilitando o aproveitamento do tempo livre, a ADV150 é simplesmente o scooter mais versátil do mercado.
Com o modelo, a Honda traz o estilo e o espírito da moto de aventura para uma nova classe. O scooter de estilo aventura chega disposto a conquistar a selva de asfalto. Toda a base mecânica é a mesma do PCX, sobejamente conhecido. O motor é o mesmo testado e aprovado OHC de 149 cc a quatro tempos, mas com uma ponteira de escape mais alta e adequada ao estilo on-off road. O quadro, tubular de aço também é o mesmo. As diferenças começam na “carroceria” com novo design e carenagens no estilo robusto e agressivo do ADV 150, e o para-brisa regulável em duas posições. O ADV 150 incorpora a Smart Key, a chave por controle remoto, mantém o ótimo espaço para armazenamento embaixo do assento e a transmissão automática tipo CVT. A suspensão Showa foi reforçada para a versão que tem algumas características off road. Os amortecedores traseiro têm reservatórios de gás à parte.
PROJETO
O ADV150 tem uma posição de direção vertical para minimizar o cansaço e fornecer uma excelente visão no trânsito. O seu confortável triângulo de condução (a relação entre o piloto, o assento e o piso) e as dimensões compactas expandem a gama de aplicações possíveis muito além do que é típico para uma scooter. O protetor de farol escurecido e um para-brisa transparente expressam agilidade.
A iluminação é totalmente LED, o que permite reduzir o tamanho dos elementos ópticos, seu peso e consumo de energia e para otimizar a iluminação.
A luz traseira é separada dos indicadores de direção traseiros e incorpora um design em “X” que expressa o conceito de crossover.
O painel de LCD é compacto, mas tem muita informação disponível. O LCD principal exibe data, hora, indicador de mudança de óleo, medidor de combustível, hodômetro total e dois parciais, velocímetro, consumo instantâneo de combustível, consumo médio de combustível, temperatura do ar, tensão da bateria e medidor de combustível. O painel inclui luzes-espia de piscas, farol alto, temperatura do líquido refrigerante e injeção de combustível
Com o sistema Smart Key da Honda, o botão principal do scooter é ativado automaticamente conforme o proprietário se aproxima e o motor pode ser ligado sem inserir a chave. Um interruptor liga / desliga na chave evita que terceiros possam ligar o scooter, mesmo quando o proprietário está nas proximidades. O sistema incorpora um sistema de alerta que aciona os piscas para ajudar o proprietário a localizar a scooter. A tampa de combustível e o assento são destravados por meio de chave adjacente ao botão principal.
CHASSIS / SUSPENSÃO
Projetado para ser amigável ao usuário e aventura, o ADV150 tem alta distância ao solo e adota suspensão estilo ADV e pneus que são robustos o suficiente para enfrentar estradas urbanas acidentadas, estradas secundárias e de terra.
O garfo telescópico Showa de 31 mm tem curso de suspensão de 13 cm.
Os amortecedores traseiros com reservatório de expansão à parte Showa oferecem 12 cm de curso. Suas molas de três passos oferecem carregamento progressivo para excelente desempenho de aderência à estrada em várias situações, incluindo terrenos acidentados
Um disco de freio dianteiro recortado (com 240 mm de diâmetro) reduz o peso não suspenso e elimina a água e os detritos da superfície da pastilha de freio, enquanto um freio traseiro de tambor de 130 mm de Ø auxilia no desempenho de parada. O sistema ABS atua apenas na dianteira.
Os pneus sem câmara, largos e específicos do modelo, apresentam um padrão de sulcos que funciona bem em condições de estradas urbanas e trechos de terra.
O para-brisa é regulável em dois estágios, sem o uso de ferramentas, variando a altura em 71 mm, garantindo proteção contra o vento em diversas situações; na posição baixa ele permite fluxo de vento na altura do peito do piloto para passeios urbanos, e a configuração alta circunda o vento ao redor da parte superior do corpo para viagens de longa distância.
Para maior resistência, o guidão apresenta um design cônico (28,6 mm na mesa), semelhante aos modelos de aventura maiores como a Africa Twin.
O espaço embaixo do assento de 27 litros oferece armazenamento para equipamentos essenciais de aventura. Porta-luvas no painel fornece armazenamento conveniente para pequenos itens, enquanto um soquete AC interno permite o carregamento de dispositivos eletrônicos.
MOTOR / DRIVETRAIN
Comparado com o motor do PCX 150, o sistema de admissão do ADV tem o duto do filtro de ar 21 mm mais longo e o tubo de admissão 2 mm mais longo, para um torque melhorado nas faixas baixas e médias.
O silencioso montado diagonalmente tem uma estrutura de tubo interna e localização de catalisador que são otimizadas para fornecer bom desempenho em condições variáveis, on-off road.
BAIXO CENTRO DE GRAVIDADE
Como o motor, o trem de força e o tanque de combustível estão montados na parte inferior do quadro, o ADV150 tem um centro de gravidade baixo. Isso ajuda a inspirar confiança, especialmente em estacionamentos ou condições de tráfego apertado.
RIDER COMFORT
O assento longo e macio do ADV150 foi projetado para oferecer conforto. O visual de dois tons também apresenta duas texturas. O passageiro ainda obtém uma posição elevada, para que possa ver melhor. Além disso, a carroceria do ADV150 estreita onde o piloto senta, dando-lhe mais espaço.
MOTOR
Tipo de motor: 149 cc refrigerado a líquido, monocilíndrico quatro tempos
Diâmetro e curso: 57,3 mm x 57,9 mm
Injeção PGM-FI; Corpo do acelerador de 26 mm
Ignição totalmente transistorizada
Taxa de compressão 10,6: 1
Comando de válvulas SOHC; duas válvulas
TRANSMISSÃO
Transmissão automática CVT por correia V-Matic
CHASSIS
Suspensão dianteira Garfo telescópico Showa de 31 mm; 13 cm de curso
Suspensão traseira Showa com 2 amortecedores; 11 cm de curso
Disco de freio dianteiro único de 240 mm
Freio traseiro mecânico tambor 130 mm
Pneu Dianteiro 110 / 80-14
Pneu Traseiro 130 / 70-13
DIMENSÕES
Altura do assento 79,5 cm
Distância entre eixos 132,33 cm
Peso em ordem de marcha: 133,35 kg
Capacidade de combustível: 7,95 litros
Comments